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Passado, presente e futuro do K-pop: show ‘SMTOWN Live’ celebra 30 anos de agência icônica

Trinta anos de história da SM Entertainment ganharam vida no show “SMTOWN Live 2025 [The Culture, The Future] in Seoul” — com HOT, SES, BoA, TVXQ, Super Junior, Girls’ Generation, SHINee, EXO, Red Velvet, NCT, aespa, Riize, naevis, dearALICE e trainees.

Realizado no sábado e domingo no Gocheok Sky Dome no oeste de Seul, o show anual da agência SM Entertainment comemorou o 30º aniversário do estabelecimento da agência em um evento impressionante de 5 horas que contou com apresentações do melhor do passado, presente e futuro da SM Entertainment.

Um total de 59 músicas foram tocadas por 98 artistas da SM Entertainment que não apenas apresentaram seus maiores sucessos, mas também tocaram sucessos de outros artistas. Por exemplo, aespa apresentou sua faixa de dança “Supernova” (2024) e “Whiplash” (2024) e também “Rum Pum Pum Pum” (2013) do grupo feminino f(x), enquanto Riize apresentou suas faixas “Impossible” (2024) e “Boom Boom Bass” (2024), bem como o single de estreia do TVXQ “Hug” (2004).

As colaborações foram a cereja do bolo. Giselle do aespa e Yangyang do NCT se juntaram a Hyoyeon do Girls’ Generation no palco para sua performance de “Dessert” (2020), Jeno do NCT se apresentou com Key do SHINee para “Villain” (2022), Sungchan do Riize se apresentou “Bad Boy, Sad Girl” (2022) com Seulgi do Red Velvet, Sohee do Riize cantou junto com Hwanhee do Fly To the Sky para “Sea of ​​Love” (2022).

TVXQ, Super Junior, Suho e Chanyeol do EXO, Johnny, Kun, Ten, Jungwoo, Chenle, Ryo e Sakuya do NCT e Eunseok do Riize uniram forças para apresentar “Show Me Your Love”, uma música lançada em 2005 como uma colaboração do TVXQ e do Super Junior. Cantores veteranos também participaram, incluindo Bada do SES, Kangta do HOT e Tony An.

Os trainees masculinos da agência também foram apresentados durante o show pelo nome SMTR25, enquanto um teaser do novo grupo feminino Hearts2Hearts foi tocado no final do show. O grupo feminino fará sua estreia oficial em 24 de fevereiro como o primeiro novo grupo feminino a sair da agência em cinco anos, desde a estreia do aespa em 2020.

“SMTOWN não é apenas uma cidade de artistas SM, ela só está completa quando temos todos vocês conosco”, disse Jisung do NCT Dream. “Obrigado por estar aqui e completar o SMTOWN conosco.”

Quando todos os cantores subiram ao palco para finalizar o show com uma apresentação de “Hope” (1998), já passava das 22h, mas os assentos ainda estavam cheios de fãs que assistiram ao show de 5 horas.

“Assistir a todos tocando suas músicas e as músicas dos outros me fez perceber o quão incrível a SM Entertainment é”, disse Suho do EXO, após sua apresentação de “First Snow” (2013) com o membro Chanyeol. “Eu realmente me senti feliz por fazer parte da SM Entertainment e do EXO. Eu disse aos fãs no bubble [aplicativo de mensagens para fãs]. Tenho todos os artistas, os fãs e o Pink Blood comigo. Eu realmente espero que vocês estejam tão felizes quanto vocês nos fazem felizes.”

Pink Blood é um termo usado por artistas, equipe e fãs da SM Entertainment para expressar o orgulho que eles têm da empresa. Ele vem da cor rosa do logotipo oficial da SM Entertainment e simboliza que alguém tem Pink Blood correndo em suas veias.

O orgulho coletivo vem do fato de que a SM Entertainment não é apenas o lar de alguns dos maiores nomes do K-pop, mas que seu verdadeiro valor reside no fato de ser a única empresa que pode ser creditada por ter fundado a indústria do K-pop.

Desde que foi fundada por Lee Soo-man em 14 de fevereiro de 1995, a SM Entertainment tem liderado o mercado de música pop não apenas com artistas talentosos e sua música de alta qualidade, mas por meio de ideias inovadoras que revolucionaram a cena.

A SM Entertainment introduziu os chamados membros ae do aespa como membros virtuais do grupo quando a ideia de ídolos virtuais estava longe de ser tendência. A ideia da empresa de criar uma mega franquia chamada NCT e estrear subgrupos dentro do guarda-chuva também foi questionada por muitos espectadores, mas a NCT continua sendo uma das maiores boy bands do K-pop. A SM Entertainment também estreou naevis no ano passado, tornando-se a primeira grande agência de K-pop a apresentar um cantor totalmente virtual sem um ator humano por trás do avatar.

A ideia de um concerto anual para toda a agência também é um exemplo das inovações da empresa, que começou em 2008 e foi realizada em vários países ao redor do mundo, incluindo Japão, China, Tailândia, Estados Unidos, França, Emirados Árabes Unidos e muito mais.

O slogan “The Culture, The Future” criado para o concerto do 30º aniversário é o novo lema da SM Entertainment e também o nome de um álbum de toda a agência que será lançado como parte da celebração da empresa pelo ano significativo. A faixa principal do álbum, “Thank You”, foi revelada durante o concerto e foi lançada no domingo por meio de plataformas de streaming online.

“O slogan carrega a determinação da SM Entertainment em continuar liderando o futuro do K-pop e criando valor único no mercado musical global, com base na herança cultural que construímos ao longo dos anos”, disse a SM Entertainment em um comunicado. “Ele incorpora a identidade da SM Entertainment, que sempre viveu e sempre viverá na vida cotidiana e nas memórias das pessoas por meio da música e da cultura.”

Os shows “SMTOWN Live 2025” continuarão na Cidade do México, Los Angeles, Londres e Tóquio.

Fonte: https://celebconfirmed.com/news/k-pops-past-present-future-smtown-live-concert-celebrates-30-years-of-iconic-agency-13883

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