A comediante Kim Shin-young pediu desculpas ao grupo de ídolos virtuais Plave e seus fãs na segunda-feira após ser criticada por fazer comentários “desrespeitosos” sobre a boy band virtual.
Durante um segmento no programa musical da MBC FM4U no domingo, que Kim apresentou, a comediante disse que não estava acostumada com a cultura de ídolos virtuais depois de ouvir a última música de Plave, “Dash”.
“Para ser honesta, Plave não pode estar em nosso programa”, disse Kim durante a transmissão de rádio. “Acho que ficaria muito envergonhada se Plave estrelasse o show porque eu teria que fingir que poderia ver os artistas quando, na realidade, não veria ninguém no estúdio.” “
Eu sei que tenho que abraçar uma nova cultura, mas não estou acostumada a isso”, Kim acrescentou.
Após tais comentários, os fãs de Plave foram às contas de mídia social de Kim e ao site oficial de seu programa de rádio e deixaram comentários, exigindo a saída de Kim do show, de acordo com a mídia local na segunda-feira.
Como resultado, Kim apagou todas as postagens de suas contas de mídia social.
Em meio à reação do fandom do grupo de ídolos virtuais, Kim se desculpou em seu programa de rádio no dia seguinte.
“Muitos ouvintes disseram que meus comentários foram injustos e não objetivos”, disse Kim na segunda-feira. “Aceito todas as críticas e peço desculpas aos artistas e seus fãs que ficaram magoados com meus comentários.”
“Por meio desse incidente, aprendi que deveria ser mais responsável por minhas palavras como apresentadora. Eu estava atrasada e rude”, acrescentou Kim.
Plave é uma boy band virtual de cinco membros — com pessoas reais por trás do grupo. Foi criada pela Vlast, uma startup de tecnologia que começou como um projeto especial da emissora de televisão MBC em 2021.
Ao vencer o programa musical semanal da MBC “Show! Music Core” em 9 de março do ano passado com “Way 4 Luv” (2024), Plave se tornou o primeiro ídolo virtual a levar o prêmio nº 1 em um dos programas musicais regulares da televisão da Coreia.
O último EP de Plave, “Caligo Pt.1”, vendeu 1,03 milhão de cópias na primeira semana de seu lançamento, de acordo com sua agência Vlast em 10 de fevereiro.