Notícias

SM Entertainment enfrenta crise em meio a sucessivas reclamações de artistas

A SM Entertainment está sofrendo com as sucessivas reclamações de seus artistas, levando a uma queda significativa nos preços de suas ações e colocando a empresa em uma situação crítica. O foco agora está em como a SM resolverá esta crise.

No dia 24, o grupo feminino Red Velvet comemorou seu 10º aniversário com um retorno, e seu novo álbum ‘Cosmic’ alcançou o primeiro lugar em 41 regiões do mundo, incluindo Estados Unidos, Reino Unido e Hong Kong.

No entanto, a integrante Joy expressou publicamente sua insatisfação com a SM em uma plataforma de comunicação, gerando polêmica. Ela afirmou: “Eles não ouviram nenhuma de nossas opiniões e nos disseram para esperar, apenas para ver um videoclipe sem alterações”, expressando seu desconforto.

Mesmo antes de seu retorno, Joy sugeriu um relacionamento tenso com a SM. Ela questionou a falta de promoção do novo álbum do Red Velvet pela SM, expressando sua frustração dizendo: “Eu me pergunto se deveria permanecer em segredo, se eles esqueceram de anunciá-lo ou se estão planejando anunciá-lo na próxima semana.”

Com a SM ainda sem renovar contratos com todos os membros do Red Velvet, essas tensões aumentaram a ansiedade dos fãs.

SM renovou contratos com Seulgi em agosto do ano passado e Irene em fevereiro deste ano, mas não houve notícias sobre Joy ou os outros membros. O futuro do Red Velvet como um todo permanece incerto e a insatisfação de Joy aumenta as preocupações.

O ‘mau manejo’ das questões artísticas pela SM tem precedentes. Taeyeon do Girls’ Generation já expressou insatisfação semelhante com SM. Em outubro de 2019, quando sua música solo ‘Spark’ foi lançada mais tarde do que o previsto, Taeyeon expressou sua frustração nas redes sociais.

SM respondeu pedindo desculpas pelo atraso, mas a reação de Taeyeon destacou seu descontentamento.

SHINee e TVXQ também enfrentaram problemas semelhantes, com lançamentos atrasados ​​e erros em videoclipes que exigiram reedição e relançamento.

Estes conflitos são apenas a ponta do iceberg. A SM também está envolvida em uma batalha legal com Chen, Baekhyun e Xiumin (CBX) do EXO.

Embora a EXO-CBX tenha assinado novos contratos com a SM, permitindo-lhes exercer atividades pessoais fora da empresa com certas condições, as tensões aumentaram recentemente.

No dia 12, a SM processou a CBX para honrar seu contrato e, no dia 14, a CBX contra-atacou a SM por taxas de liquidação não pagas. A CBX acusou a SM de não cumprir um acordo para garantir uma taxa de distribuição de 5,5% através da Kakao e se recusou a pagar à SM 10% de seus ganhos pessoais.

SM rebateu acusando a agência INB100 da CBX de adulteração, intensificando ainda mais o conflito. À medida que essa disputa dá sinais de prolongamento, os fãs do EXO ficam cada vez mais ansiosos com o futuro do grupo.As reclamações e críticas públicas dos artistas da SM estão causando confusão entre os fãs.

Os fãs esperam que os seus artistas favoritos sejam ativamente apoiados pela sua agência, permitindo-lhes concentrar-se nas suas atividades. Reclamações frequentes contra a SM podem reduzir as atividades dos artistas e afastar os fãs.

Sem fãs não há artistas; sem artistas, não há agência. A SM deve levar estas questões a sério antes que seja tarde demais.

Fonte: https://www.allkpop.com/article/2024/06/sm-entertainment-faces-crisis-amidst-successive-complaints-from-artists

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Follow by Email
Instagram
WhatsApp
Tiktok
Copy link