Rosé, aespa, Seventeen, Stray Kids, Lim Young-woong e Fifty Fifty conquistaram o mercado musical nacional do ano passado, disse o rastreador de mercado doméstico Circle Chart na sexta-feira.
O Circle Chart, operado pela Korea Music Content Association, lançou seu relatório anual do mercado musical na sexta-feira, que listou as músicas e álbuns mais populares na Coreia ao longo de um ano. O gráfico anual é baseado em dados quantitativos, como streams, downloads e vendas de álbuns.
Rosé liderou duas categorias principais — Global K-pop e V Coloring Chart — com o single “APT.” (2024), sua colaboração mundialmente conhecida com Bruno Mars. A música ficou no topo da parada semanal Global K-pop por 10 semanas consecutivas após ganhar o primeiro lugar na 43ª semana de 2024.
Com sua faixa “Supernova” (2024), o grupo feminino aespa conquistou os primeiros lugares no Digital Chart e no Streaming Chart. Notavelmente, aespa tem um total de oito músicas apresentadas no Digital Chart anual, incluindo “Drama” (2023) no nº 20, “Armageddon” (2024) no nº 52 e “Whiplash” (2024) no nº 66.
No Album Chart, a boy band Seventeen garantiu as primeiras e segundas posições com seu 12º EP, “Spill the Feels” (2024), e o álbum de compilação “17 Is Right Here” (2024). “Spill the Feels” vendeu 3,18 milhões de cópias e “17 Is Right Here” vendeu 3,15 milhões de cópias. O 11º EP da banda, “Seventeen Heaven” (2023), ganhou a honra “5M” certificada pelo Circle Chart, que é concedida a álbuns que vendem mais de cinco milhões de cópias.
A boy band Stray Kids liderou a Retail Album Chart com seu nono EP, “ATE”, que registrou 859.437 vendas no varejo. O álbum está em terceiro lugar na Album Chart, tendo vendido 2,88 milhões de cópias. O EP de 2023 do Stray Kids, “ROCK-STAR”, recebeu a marca “4M” certificada pelo Circle Chart.
As músicas do cantor de trote Lim, “Warmth” e “Home”, ambas de seu single de 2024 “Warmth”, conquistaram os dois primeiros lugares na Download Chart, marcando a quarta sequência consecutiva de domínio do cantor na parada.
O girl group Fifty Fifty garantiu o primeiro lugar no Social Chart 2.0 pelo segundo ano consecutivo. Este gráfico reflete a popularidade dos artistas nas redes sociais, medindo visualizações, acessos e menções em plataformas como YouTube, TikTok e Mycelebs Star.
Fonte: https://celebconfirmed.com/news/rose-aespa-dominated-koreas-2024-music-market-says-kmca-report-13873